segunda-feira, 15 de agosto de 2011

UNIDADE II, Atividades 2.5,2.6 e 2.7




                                                
Literatura Infantil: O sonho possível no ensino aprendizagem da educação infantil, da Escola Municipal Santa Marta – Bom Jesus do Araguaia.

Alunas: Marlene Valim de Oliveira e Eva Nogueira

Porque tantos alunos têm dificuldade em aprender a ler e escrever? Será que introduzir a                                             literatura infantil com o uso da internet, na Educação Infantil, superaria essa problemática?

Objetivo:
Analisar se a literatura infantil influência no ensino aprendizagem do educando da educação infantil da Escola M.E.I.F. Santa Marta.

Objetivos específicos:
Desenvolver a concentração e a oralidade.
Despertar nos alunos o interesse por histórias e consequentemente pela tecnologia;
Promover a aprendizagem por meio do conhecimento de histórias através da tecnologia digital (internet e hipertextos)

Justificativa:
É importante que a criança se alfabetize letrando através das tecnologias, de forma contextualizada, interdisciplinar, e que seja respeitada a faixa etária de cada criança. Nesse sentido, introduzir histórias literárias na educação infantil é redimensionar o tema a fim de desenvolver a imaginação e a criatividade dos alunos, e despertar o interesse pela leitura e pela tecnologia desde a infância.
 Enfim, quando se aprende por intermédio de histórias, nunca se esquece, pois esse aprendizado dura para sempre.

Introdução:
O projeto tem como objetivo analisar se a literatura infantil influência no ensino aprendizagem dos alunos. Faz uma breve reflexão sobre a importância da tecnologia digital no ensino. A tecnologia e a literatura devem ser as portas de entrada para o universo da imaginação e da informação. É imprescindível que o aluno desde cedo, tenhas contato com a poesia, narrativas de ficção, jornais e revistas, internet e outros meios tecnológicos, enfim, é com diferentes tipos de textos que ocorre a aprendizagem.
Para o futuro do país, não basta hoje, apenas uma tecnologia de ponta. Precisamos de valores humanos, talento, criatividade, preparo. Só através do conhecimento de diferentes linguagens, teremos uma sociedade participativa e com visão critica da sua realidade.

Recursos Metodológicos:
Os recursos tecnológicos oferece conhecimentos e experiências  e a sua descoberta tem valor  pessoal e é intransferível. A fantasia, o mundo colorido, as aventuras, os sonhos e a s realidades são história de todas as gentes, dos nossos tempos, de todos os tempos e da aventura mágica de viver. Piaget afirma que quanto a criança vê e ouve, tanto mais deseja ver e ouvir. Quanto maior for o enriquecimento perceptivo, afetivo, social e comunitário, tanto maior será também, o desenvolvimento da sua inteligência.


Modelar a rotina pedagógica, fazendo leituras, vendo e se conectando com os meios tecnológicos constitui uma estratégia possível que o professor oportuniza ao cidadão informação, leitura do mundo, levando o aluno cumprir o ideal libertário e democrático.
Os recursos mais importantes são, sem dúvida, os meios tecnológicos. Verificar de maneira lúdica, se a história foi compreendida, chamar atenção para os aspectos estruturais do texto e discutir questões levantadas a partir de sua audição e visão. Recontar, dramatizar, desenhar, montar painéis e quebra-cabeças, fazer dobraduras, são atividades que podem ser desenvolvidas com a finalidade de recompor as sequências narrativas, estabelecer a importância dos personagens, dos espaços, do tempo, do tema.
A atividade foi desenvolvida com os alunos da Ed. Inf. II, com as professoras Eva e Marlene, usamos como recurso didático a internet e o data show, apresentamos aos alunos como conectar-se a internet. Fomos clicando nos desenhos e apresentando a todos e comentando como é desenvolvido o programa.
                                              
Conclusão:
Espero que os resultados sejam positivos, e que em longo prazo, todos os alunos que passaram por esse trabalho sejam leitores e internautas dinâmicos e críticos. A leitura frequente de textos literários ou não, é muito importante na formação de uma pessoa, pois a leitura oferece interpretação do mundo e estimula a reflexão do conhecimento.     
Pois a aprendizagem passa pela emoção, por isso, se o aluno não sentir seguro e confiante, sua consciência vai estar tomada com a preocupação de se defender o tempo todo e assim não conseguira  deixar sua curiosidade e criatividade surgir e com ela o desejo de aprender.
Durante o desenvolvimento da aula os alunos demonstraram curiosidade e inquietação pelo desconhecido, houve muita conversa até o momento que os chamou atenção, neste momento os alunos gostaram e começaram a participar da aula, fazendo comentários sobre o que viam.  
 Quanto à nós professoras, sentimos dificuldade para desenvolver o trabalho, pois a internet estava muito lenta, ao clicar no programa desejado, este não correspondia, fomos ficando ansiosa por não atender aos alunos como queríamos.

 Avaliação:
A avaliação é imprescindível no planejamento e deverá ser constante. Avaliar-se o andamento do trabalho pelo entusiasmo e a participação dos alunos. Os alunos participaram da atividade demonstrando curiosidade e interesse, brincaram e fizeram comentários do que viram. 
  

Referências bibliográficas:

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. Scipione, SP, 1991.

ANTUNES, Walda de Andrade, Lendo e Formando Leitores, São Paulo, Globo, 2009.

BORDINI, Maria da Glória. Literatura: A formação do leitor. Mercado Aberto, Porto Alegre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário