segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Atividade 2.2 – Currículo e suas características


De acordo com os autores  (Blanco, 1999; Silva, 1998; Brigas & Reis, 2001)  o mundo globalizado em que hoje vivemos originou uma “nova sociedade” com múltiplas denominações na literatura, como seja a de “sociedade da informação”, a de “sociedade em rede”, a “sociedade da aprendizagem”, a “sociedade do conhecimento”, a “sociedade cognitiva” e muitíssimas outras adjetivações em que o denominador comum é o reconhecimento do papel dos novos média tecnológicos, diante do exposto fica bem explicito de como o uso de novos recursos tecnológicos são de suma importância para o cotidiano da sociedade. O currículo que se desenvolve com o uso de meios tecnológicos nas atividades de classe é caracterizado como o currículo vivido, onde ele proporciona aos alunos a construção de seu próprio conhecimento, sendo orientado pelo educador e capacitado para ter novas descobertas superando assim  os abstáculos. O uso do computador e da internet permite fazer uma ponte entre os conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos e os novos conhecimentos construídos pelos alunos. O educador  deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário