De acordo com os autores (Blanco, 1999; Silva, 1998; Brigas & Reis,
2001) o mundo globalizado em que hoje
vivemos originou uma “nova sociedade” com múltiplas denominações na literatura,
como seja a de “sociedade da informação”, a de “sociedade em rede”, a “sociedade
da aprendizagem”, a “sociedade do conhecimento”, a “sociedade cognitiva” e muitíssimas
outras adjetivações em que o denominador comum é o reconhecimento do papel dos
novos média tecnológicos, diante do exposto fica bem explicito de como o uso de
novos recursos tecnológicos são de suma importância para o cotidiano da
sociedade. O currículo que se desenvolve com o uso de meios tecnológicos nas atividades
de classe é caracterizado como o currículo vivido, onde ele proporciona aos
alunos a construção de seu próprio conhecimento, sendo orientado pelo educador
e capacitado para ter novas descobertas superando assim os abstáculos. O uso do computador e da
internet permite fazer uma ponte entre os conhecimentos historicamente
produzidos e organizados em materiais didáticos e os novos conhecimentos
construídos pelos alunos. O educador deve oferecer diversas possibilidades ao aluno
para que ele construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma
ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e
motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da
aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário