sábado, 23 de junho de 2012

Atividade 1.2 – Diálogo teórico


Atividade 1.2 – Diálogo teórico

Paulo Freire é conciderado um dos pensadores mais bem conceituados e notável na história da pedagogia, onde influenciou a pedagogia critica, sendo o mais célebre educador brasileiro. Entretanto este pensador preocupava em estar trabalhando a realidade do aluno. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade. Segundo ele o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno, preocupando com a alfabetização de jovens e adultos, com a utilização de métodos didáticos com temas geradores. O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário